terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Calorias do arroz integral? As mesmas do arroz branco...

Gente, pesquisando na internet sobre as calorias do arroz branco e do integral, encontrei a seguinte informação, num site do Terra:

Meia xícara de arroz branco contém aproximadamente 100 calorias, enquanto o arroz integral pode ter de 105 a 110 calorias.

Também li isto aqui.

Assim, a vantagem de comer a versão integral consiste principalmente na quantidade de fibras, que é muito superior à do arroz branco. Bem, isso me fez decidir não abrir mão do arroz tradicional, já que eu não tenho problemas de prisão de ventre, etc, às quais as fibras auxiliam. E as vitaminas e sais do arroz integral podem advir de outras fontes, não é mesmo?

Só compartilhando ;).

15 comentários:

Ana Maria disse...

Essa eu não imaginava!!!! É sempre bom saber esses detalhes para não se enganar.

Anônimo disse...

Ei amiga menina adorei este post seu eu estava pensando em muda o arroz branco pelo integral, agora eu vou da uma pesquisada primeiro.. Muito obrigada pela vista aqui no meu novo cantinho... Bjsssssssss...
http://josymalta.zip.net/

Beth disse...

Oi querida, obrigada pela visita e sobre a frase, tudo bem, a idéia do blog é mesmo compartilhar, trocar experiências, fique à vontade, até porque foi corretíssima e colocou o crédito, use e abuse, amiga!
Sobre a sua esteira e sua gata, morri de rir aqui, a gata é fofíssima e esperta, se ela começar a ficar saradona você já sabe que andou ligando a esteira enquanto você dormia hahahaha
Menina, sobre o arroz branco x arroz integral: eu gosto mais do branco, sem dúvida, mas consumo bem pouco atualmente, porque comendo na rua prefiro comer saladas acompanhadas de grelhado ou quiche, como o quiche já leva farinha eu não preciso do arroz, uma coisa compensa outra. Porém, como o integral eventualmente, aprendi a apreciar (antes detestava). Uma coisa importante, que gostaria de esclarecer a você, já que aprendi no VP: não se fixe somente nas calorias dos alimentos. Mesmo o arroz integral tendo mais ou menos as mesmas kcal do branco, ele tem bem mais fibras,como você mesma disse, baseada na pesquisa. E isto não favorece só a questão intestinal, as fibras agem como vassourinhas que varrem a gordura do nosso corpo, então o consumo delas nos ajuda muito, viu? Não sou uma consumidora voraz dos integrais,mas aos poucos venho aumentando o uso porque realmente são muito melhores para a saúde. Para atribuição dos pontos aos alimentos, conforme o programa do Vigilantes do Peso, consideramos: fibras, calorias e gorduras totais. O que acontece é que, no cálculo da pontuação, quando um alimento tem até mais calorias e gorduras do que outro, mas possui mais fibras, isto faz com que a pontuação dele seja menor do que o outro, o que demonstra que realmente vale a pena, sempre que possível (e desejado, claro), privilegiar o integral.
Foi só uma dica. Eu mesma, repito, não consumo tanto arroz, nem de um nem de outro, mas vale sempre a gente ficar sabendo né?
Beijocas carinhosas, continue firme e forte!
Beth
http://aconquista.zip.net

Ana Maria disse...

OI!!!

Obrigada pela dica. Vou entrar no site agora mesmo. Estou pesquisando preços de esteira para comprar ainda neste verão. É bom me informar antes. Obrigada!!!!

Anne disse...

Oi Amore,eu já tinha feito essa comparação dos arrozes,eu quando como, prefiro o branquinho mesmo,já tentei me adaptar com o integral, mas não gostei,sem contar que quem cozinha aqui sou eu e ficar fazendo os dois dá maior preguiça.rsrsr
Que bom que resistiu no shopping,eu não tenho a mesma sorte quando passo em um.rsrs
Amei a frase da Beth e já garimpei.rsrssr

Beijokas carinhosas e fique com Deus!!!

Flávia disse...

Oi Amiga!

Eu nunca me adaptei ao arroz integral. E o branco eu não como, porque só gosto se for incrementado, (tipo arroz à grega) e aí haja calorias, né? Prefiro comer inhame, macaxeira...raizes, enfim. Me saciam mais e tem fibras, coisa que o arroz branco não tem!

Beijoooo

Nana disse...

eu adoro arroz branco ou integral, mas ultimamente venho comendo só integral, até meu filho já se acostumou (ele tem 3 anos). a vantagem do integral é que, por causa das fibras, vc elimina mais toxinas do corpo (como já foi dito num post acima). bjs, sexta é a minha pesagem (figa!!!):)

Katarina disse...

Olá! Engraçado, eu gosto dos dois, mas ultimamente sinto-me saciada ao comer o integral. Ele é mais nutritvo que o branco. Ando optando por ele, mas se não tem, vou com o branquinho mesmo. Bisous!

Maurício Souza disse...

Não era mais fácil tu ter visto a tabela de Informação Nutricional do arroz branco e integral?

Quety disse...

olá querida! tudo bem?
adorei suas dicas, mas quanto ao arroz integral, os benefícios dele vão além de ajudar com intestino, comparado ao branco, o arroz integral tem um efeito muito menor de insulina no nosso corpo, vale mto a pena!
um beijo,
quety

Anônimo disse...

Pessoal, não pode esquecer que o mais importante é o preparo do arroz,o que torna ele mais calorico ou não é a quantidade de oleo e sal.

Beijos
Renatadonizet@gmail.com

Anônimo disse...

Por que nao:)

Anônimo disse...

Não é bem assim. Considere que a quantidade de calorias que engordam estão na quantidade de caboidratos encontrados, que se transformam em glicose no organismo. Em meio copo de arroz integral há 35% aproximadamente de carboidratos que diminuidos da quantiade de fibas (1,6%)teremos 33,4%. Na mesma proporção do arroz branco temos 73% gramas de carboidratos e quase nenhuma fibra o que no final representa mais que o dobro em glicose absorvida que, se não gasta, será metabolizada e armazendada como gordura. Alie-se a este fato que a própria fibra contida no arroz integral não é metabolizada no organismo que, para se livrar dela, necessita de mais gordura e glicose, que é retirada do próprio arroz ingerido e, para coplementar, dos demais alimentos, levando a uma verdadeira esponja de gorduras e glicoses que não são absorvidas. Vem dai o emagrecimento e a diminuição da glicose do arroz integral, que na sua versão vermelha, ainda adiciona uma estatina natural, usada na medicina chinesa, de comprovada redução do colesterol LDL (mau) e discreto aumento do HDL (bom), tanto é que do arroz vermelho é extraído a substância química do medicamento MONALESS, do laboratório Marjan, que é usado para baixar o colesterol. Nada contra o uso do arroz branco, mas reduzir as pesquisas sobre a propriedade do arroz integral a contagem simplória de calorias é complicado.

Lari disse...

O arroz integral auxilia nas dietas de emagracimento pq demoram mais para fazer digestão, devido as fibras, assim a pessoa demora mais a ter fome.
Outra coisa é que existem os carboidratos simples e complexos. Os complexos são melhores pois aumentam menos o glicose no sangue. O arroz branco é um tipo de carboidrato simples, pq é refinado, e o integral é um tipo de carboidrato complexo.

Pipa Publicidade disse...

O arroz integral possui mais calorias, mas por ser mais ricos em fibras o aparelho digestivo tem que "trabalhar" mais para digerir, e esse processo queima mais calorias. No final das contas o arroz integral é menos calórico.