quarta-feira, 11 de novembro de 2009

De volta de Paris - Dicas para viagem à França

Olá, amigas, tudo bem com todas?

Bem, hoje faz dez dias que eu voltei da França. Passei um mês em Paris - graças a uma bolsa de estudos concedida pela minha universidade - e foi simplesmente um SONHO. Foi maravilhoso, absolutamente perfeito. Paris é uma cidade linda, segura, charmosa. Pude exercitar o meu francês, e até falar ao telefone eu conseguia ;).

Visitei TODOS os pontos turísticos da cidade. Comprei um MONTE de maquiagem, hahaha. E, claro, experimentei muita coisa de comer por lá. Mais do que razoável, né? Mas não me empanturrava e caminhei bastante durante toda a estada. - fazendo turismo, hehehe. Assim, a diferença de peso foi de apenas 2 quilos - o que eu não considero muito depois de uma viagem dessas. Voltei para os meus "normais" 63,5 kg. Hoje me pesei e já baixou para 63,2 kg.

Algumas dicas rápidas:
* não botem muita fé em free shops, Duty Free no aeroporto, essas coisas. Você economizará, no máximo, 10% do valor normal das coisas vendidas no país. E terá de fazer o SACRIFÍCIO de comprar suas coisas correndo, no aeroporto, antes ou depois de embarcar, e ainda terá de ficar carregando sus compras nas MÃOS, como se você fosse um burro-de-carga... E nem tem tanta variedade de produtos quanto no país, dependendo do free shop. Enfim, desculpem se pareço rude, mas, na minha opinião, free shops é para idiotas (no sentido de "iludidos"). Não compensa!
(Eu me refiro, aqui, a quando se viaja para países onde os preços de perfume, chocolates, bebidas, etc, forem similares aos do free shop - o que acontece nos países europeus. Porque, entre comprar, digamos um perfume Givenchy aqui no Brasil e comprar o mesmo produto num free shop, obviamente o do free shop sairá mais barato...)

*aproveite sempre o tax free. O que é isso? Bem, você viaja para algum país da União Européia, mas não mora lá; logo, os impostos embutidos nos preços dos produtos que você comprar podem ser restituídos a você. Mas para isso existem alguma condições: gastar mais de 175,01 euros na MESMA loja, no MESMO dia. Daí, você pode receber até 13% do valor de volta. Mas fiquem espertas com isso de comprar no mesmo batlocal e no mesmo batdia. Não vão inventar de comprar, na mesma loja, um batom num dia, um perfume no outro e ir lá pedir o tax free no último dia da viagem. Em outros países, como a Espanha, aparentmente isso dá certo, mas não é assim na França! Leia-se, aqui, jogada para não devolver os impotos...

*A melhor loja de cosméticos e perfumaria de Paris: a Sephora da Avenue Champs-Elysées. Mas tem que ser esta especificamente, não de outro lugar da cidade, pois é a que tem a maior variedade - além de ser bem localizada e localizável ;).

*Um bom lugar para comprar roupas e sapatos por preços baixos: perto da Basílica de Saint-Denis, na zona metropolitana de Paris (dá para ir de metrô). Por lá, há várias lojinhas de roupas, sapatos, cosméticos (estes Made in China)...

*Um bom guia de viagens: Paris - Guia e Mapa, da editora Ciranda Cultural. Só não curti muito as dicas de restaurantes, não achei grande coisa. Mas de resto, é muito bem detalhado e explicativo.

*Tente, antes de viajar, aprender um francês básico para viagens. Fazendo isso, os franceses, desde as pessoas na rua até os atendentes de lojas e restaurantes, serão muito mais solícitos com você. Eles não fazem questão nenhuma de falar inglês - até porque não sabem, hehehe.

Ufa! Eram para as dicas serem rápidas. Mas, para quem chegou até aqui, são essas de que me lembro agora.

---
Eu, por incrível que pareça, voltei à academia logo na primeira semana em que estava no Brasil. No primeiro dia útil, mais especificamente. Depois, fui só na sexta. Mas, nesta semana aqui, estou sem ânimo, ainda nem fui. Junte-se a isso o peso na consciência de ter de estudar para um concurso importantíssimo - mais um. Bem, se eu não for nesta semana em que estamos, com certeza eu retomo tudo na semana que vem. Como já escrevi aqui, academia é algo que eu vou priorizar na minha vida.

É isso, amigas, depois conto mais novidades.

Beijão!

8 comentários:

Ana Maria disse...

Que luuuuuuuuuuxo!!!!!! Só fui com a família, quando ainda era pirralha. Quero aprender francês e ficar bastante tempo por lá!!!!
Eu não sou muito de comprar maquiagem, sempre vou direto às livrarias, cinemas e lojas de CD!
Para isso, estudar francês será fundamental.
Depois volto aqui com mais tempo para ler mais sobre a viagem!
Bom retorno!

Anônimo disse...

Ahhhhhh
A foto ficou linda e você está magérrima!!! Basta manter, não tem nada para emagrecer. Parabéns! =)

Ana Maria

Ludimila disse...

Nossa, que chique mulher!
Que jardim maravilhoso este, hein?
Daria meu dedo mindinho pra estar lá agora...
Sonho em ir para Paris na minha lua-de-mel...quem sabe?

A propósito, vc tá estudando para qual concurso?

tenha um bom restinho de semana.
Abraço!

=D

Debora disse...

Q tudo!!!!!
Que curso vc faz???
(ô curiosidade rsrsrs)

Beth disse...

Oi lindona, que viagem gostosa, fico muito feliz por você viu? Bacana ter trazido tantas dicas, pena que eu não estou em vias de fazer uma viagem assim, senão já iria anotar tudo.
Sobre os 2 kg extras, é um saldo excelente para uma viagem assim. Tenho certeza de que agora você vai dar uma caprichada e mandá-los embora, numa boa.
Desejo que se saia super bem no concurso, tá?
Beijo grande, sucesso.
Beth
http://aconquista.zip.net

Engenheira Dietética disse...

aaaaaaaaaaaah me mata vai! que legal, sou doida pra viajar muuuito inclusive pelo Brasil! kkkk beijos

Mirian disse...

Oi flor!! Ui que chique..hahah fui viajando junto com suas dicas, quer dizer imaginando...heheh!

Saldo muito bom para um viagem dessas, loguinho tudo entra no prumo!

Bjocas e um ótimo dia!!!

Ludi disse...

Ai, França, um dos meus sonhos de consumo!
Como sou formada em Gastronomia, é o berço né!
Ai ai, um dia eu chego lá!
Maravilhosas as dicas! Li tudinho pra quando chegar a minha vez!
Beijos e bom fim de semana