segunda-feira, 26 de julho de 2010

Se fosse fácil, não seria difícil.

Oi, meninas, tudo bem? Espero que sim. Eu vou bem.

Hoje, as aulas recomeçaram. Confesso que estava me sentindo PÉSSIMA por ter de voltar a conviver com duas pessoas chatíssimas do trabalho. Os alunos encapetados eram o de menos. Mas até que o dia não foi tão ruim quanto eu pensava: alunos não deram trabalho (porque foram poucos), a Pessoa Chata 1 até que está sendo simpática e a Pessoa Chata 2 (um MENTIROSO de primeira) ficou à distância (felizmente). Então, até tipo hoje (hehehe), está ok.

---
Eu resolvi mudar alguns hábitos alimentares... Uma resolução dessas tem muitas chances de ser efêmera, não é mesmo? Olha, eu própria reconheço isso e estou tocando o barco para ver o que acontece.

Houve três vezes na minha vida em que eu emagreci bastante sem me preocupar com dieta:
1ª vez: quando estava tomando remédio ansiolítico e antidepressivo. Emagreci uns 10 kg.
2ª vez: tive um problema pessoal muiiiito sério e simplesmente perdi o apetite. Emagreci uns 7 kg.
3ª vez: quando eu comecei a me preocupar mais com o sabor dos alimentos, a não comer "qualquer" coisa, a mastigar devagar. Emagreci uns 5 kg sem nenhum trauma. E a ansiedade estava bem controlada também nessa época.

Hoje em dia, não estou disposta a prestar atenção ao meu paladar, nem a controlar tanto a ansiedade. Autossabotagem, desleixo? Não sei, mas estou sendo franca (pelo menos)...

Então, enquanto não resolvo o "eterno" dilema entre comer bem até estar apenas saciada X prestar muita atenção aos meus hábitos alimentares, fico com a segunda opção. É uma briga entre tranquilidade como causa X controle (um pouco) repressor, entendem?

Assim, estou tomando as seguintes medidas, todos os dias:

1- Tomando bastante água.
2 - Dois tipos de fruta - na forma pura, de suco, iogurte ou geleia.
3 - Folhas verdes em ao menos uma refeição.
4 - Refrigerante apenas na versão zero ou light.
5 - No máximo, duas porções de doce por dia.
6 - Mastigando devagar.
7 -Ingerindo comida mesmo à noite, em vez de lanches - isso me faz comer menos!
8 - Controlando o chocolate: hoje mesmo já fui comprar uma barra de 500g, seguindo aquela revolucionária técnica para não comer muito chocolate.
9 - Planejando minhas refeições do dia seguinte.

Bom, não acredito que eu vá aguentar por muito tempo assim. A outra estratégia realmente revolucionária - a de controlar a ansiedade - é mais eficaz, mas bem mais difícil de colocar em prática. Então, eu estou fazendo assim até quando der.

---
Ontem, comecei a usar para valer um creme para melhorar a aparência das estrias. Daqui três meses, venho contar os resultados.

---
Fico por aqui.

Boa semana a todos!

10 comentários:

***Nara*** disse...

Que a sua volta ao trabalho seja magnifica todos os dias e q essas pesssoiinhas se mantenham sempre bem longe de vc. Parabéns pela força de vontade sempre e por estar fazendo tanto por vc mesma. Beijos. Adoro vir aqui te ler

Mirian disse...

Olá! Obrigada linda pelo carinho, fiquei até sem graça...rsrsrs

Bom a gente precisa encarar as mudanças como para sempre, não apenas como "daqui uns dias posso parar", isso só faz a gente entrar num efeito sanfona dos infernos!

Eu te aconselho vc encontrar um caminho que vai te levar aonde quer, mesmo que demore mais! Faça seu programa num dia, depois se preocupe com o outro! Não fique pensando muito aonde tem que chegar, que isso cansa mesmo antes de vc começar...rsrsrs

Fazendo assim vc vai ver como os dias vão passar e quando se der conta as coisas já aconteceram!

Bjocas e um ótimo dia!!!

Ludimila disse...

Olá, querida.
Acredite em mim. Já passei por uma situação idêntica a sua. Ou pensando melhor...uma situação muitíssimo pior que a sua. Fiquei quase 1 mês comendo todos os dias, não somente uma barra de 180 gramas de chocolate, como mais um monte de junk food, gordura, refrigerante, etc...
O que possso te aconselhar é o seguinte: faça exatamente isso que vc se propôs, não tire o doce de cara porque nunca dá certo, tome muita água mesmo pra ajudar a saciar a fome, coma de 2 em 2 horas, bem pouco, porque é inacreditável como nos controlamos mais quando temos horários definidos para comer...
E, se conseguir, faça uma meia hora, quarenta min de caminhada...
O exercício é fundamental para o emagrecimento, além de ajudar muito na saciedade e ansiedade...
Pelo menos comigo funcionou.
Sou uma viciada por comida. Tive um passado muito difícil, beirando os 90 quilos. Não emagreci da noite pro dia, mas tbém nao me privei das coisas que gostava.
Que Deus te abençoe nessa nova etapa!

=D

Karen disse...

Espero que consiga colocar as mudanças em prática e que consiga levar pra toda vida! afinal, manter a forma é mais difícil que emagrecer nosso instinto de auto-sabotagem fica maior!
por isso fique firme e forte, vc consegue!
bjus!

Rosimeyre disse...

Tenha certeza que vai dar certo , continue assim.Beijinhos

Tetê - Sem Neuras disse...

Oi Blueberry! Agora vai dar certo! Nada radical dura muito tempo, mas fazendo equilibrada pode durar muito e até virar rotina! Já terminaram as férias... por isso hoje eu já vi uns estudantes na rua... Firme nos propósitos, heim! Bjks Tetê

*Kika* disse...

Ei amiga!!!
Achei as mudanças super válidas, e, com o passar do tempo, vc vai ver q elas vão se incorporar ao seu dia-a-dia e tudo flui mais fácil...
Adorei seu comentário, fiquei super feliz de vc ter se identificado comigo... Acho q, de uma certa forma, todas nós temos histórias parecidas...
Eu emagreci quase 25 kg, mas ainda estou no processo!!!
Vamos juntas!!!
Te coloquei na minha lista de blogs seguidos, ok?!
Beijos!!!

S@ndinh@ disse...

Ei flor!!!
Passando para agradecer a atenção dispensada a mim em um momento de tamanha dor.
Muito obrigada. E desculpa só ter vindo agora agradecer!

Bellatrix disse...

Olá, fico feliz q vc esteja bem! Espero q vc se entenda com seus colegas d trabalho, sério q eles conseguem ser piores q 40 pestinhas? OO' Devem ser mto ruins MESMO rsrsrsrs Acho q qdo se trata d alimentação saudável, todos sabem o q devem fazer, e menos de 1% realmente consegue. Mas dos q não conseguem, 70% nem ao menos tentam, então vc já está num grupo melhor q o da maioria XD Eu sempre como devagar, só o q eu gosto, e mastigando mto bem. Ouvi dizer q isso ajuda a emagrecer, e eu não estou fazendo o menor esforço p/ isso, mas eu simplesmente tenho mal-estar se faço diferente, minha digestão não é a mesma, sei lá... então talvez tenha a ver.
Tô pensando em traçar um plano q nem o seu pra comer melhor, seu post me inspirou! Mas não sei se tenho disciplina p/ isso, e me falta motivação tbm... não sei, acho q vou deixar p/ dps q eu resolver outros problemas prioritários.
Obrigada pelo seu comentário, eu realmente estou me reconstruindo, está sendo um processo doloroso, no qual por vezes eu sinto q estou perdendo a minha identidade... mas se ela era ruim, tem q ser mudada mesmo. ><'
Fico mto feliz q vc goste dos meus posts
bjos

Dáfni disse...

Miss Blueberry,

Eu gostei bastante dos seus planos alimentares! Acho que já é um começo.

Agora, tomar ansiolítico... vc tomava aqueles tarja preta? Porque uma vez eu tomei por um mês e quase pirei, fora o trabalho de me livrar da droga, que me deixou dependente. Nunca mais na minha vida!

Beijos